O menu de Novo Pedido permite que a loja, o grupo de lojas ou a rede façam pedidos através das tabelas de negociações no portal. Cada loja pode realizar pedidos apenas para si mesma, enquanto o grupo de lojas pode fazer pedidos para todas as lojas pertencentes ao grupo, e a rede pode fazer pedidos para todas as lojas da rede. Os pedidos podem ser enviados eletronicamente, caso o fornecedor esteja homologado, ou por e-mail, conforme a configuração da tabela de negociação.
Na tela de pedidos, as lojas terão acesso a informações sobre cada condição, incluindo valor mínimo de pedido, fornecedores destinatários, produtos disponíveis e condições de pagamento.
Para acessar o menu de Novo Pedido, basta ir em: Compras e Negociações > Pedidos > Novo Pedido
Dentro do menu temos os seguintes campos:
- Razão Social: Onde é possível visualizar a razão social da loja ou fazer uma busca.
- CNPJ: Onde é possível visualizar o CNPJ da loja ou fazer uma busca.
- Botão “Pedido”: Para acessar as tabelas de negociações disponíveis para a loja.
Após clicar no botão “Pedido”, o sistema irá exibir as seguintes informações na aba Criar Pedido:
- ID: ID da tabela de negociação.
- Tipo Negociação: a. Tabela de negociação fluxo de pedido normal. b. Tabela de negociação de fluxo de pedido da compra centralizada.
- Negociação: Nome da negociação.
- Código: Código de identificação da tabela de negociação.
- Texto: Nome da tabela de negociação.
- Data Fim: Data de expiração da tabela de negociação.
- Valor Mínimo: Valor mínimo do pedido na tabela de negociação.
- Cesta Obrigatória: Quantidade de produtos de cesta obrigatória que contêm na tabela de negociação.
Para fazer um novo pedido, basta clicar no nome da negociação no campo “Negociação”.
Tela de Criação de Pedido
Na tela de criação de pedido teremos as seguintes informações no cabeçalho:
- Dados Gerais a. CNPJ/Razão Social: Informações da loja. b. Condição: Nome da tabela de negociação.
- Condições a. Primeiro Fornecedor: Primeiro fornecedor a qual o pedido será enviado. b. Quantidade Mínima: Quantidade mínima de produtos para serem selecionados no pedido. c. Valor Mínimo: Valor mínimo do pedido (Total Líquido).
- Observações a. Mensagem: Mensagem de observação da rede para a loja na hora do pedido.
- Totais a. Total Bruto: Do pedido. b. Total Líquido: Do pedido. c. Botão “Enviar Pedido”. d. Botão “Cancelar Pedido”.
- Legendas a. Desconto Adicional: Produtos marcados com a tarja verde. b. Destaque: Produtos marcados com a tarja amarela. c. PBM: Produtos marcados com a tarja azul.
Ao clicar no ícone de “Bola com seta pra cima”, temos algumas informações adicionais:
- Botão “Selecionados”: Para exibir somente os produtos a qual foi selecionada a quantidade para a compra.
- Botão “Importar Pedido”:
- Faça upload do arquivo contendo EAN e quantidade dos produtos.
- Layout para importação do arquivo:
- Código de barra.
- Quantidade.
- Observação: Importar arquivos com a extensão CSV. Todos os campos são obrigatórios. a. Botão “Baixar Exemplo CSV”: Para baixar um arquivo de CSV como exemplo de preenchimento. b. Botão “Importar”: Para importar o arquivo.
- Botão “Visualizar Ordem Looping”: Ao clicar, serão exibidos os fornecedores a qual o pedido será enviado, podendo selecionar a ordem dos fornecedores caso a rede permita.
Área de Seleção de Produtos
Na área de seleção de produtos, temos as seguintes informações:
- Legenda de ícones: a. Cadeado vermelho: Produto obrigatório para compra. b. Carrinho de compra laranja: Produto de cesta obrigatório para compra.
- Nome: Filtro de busca para pesquisar o nome do produto.
- Fabricante: Filtro de busca para pesquisar o nome do fabricante do produto.
- EAN: Filtro de busca para pesquisar o EAN do produto.
- Botões de alteração de visualização de produto: a. E-commecer: Visualizar imagens do produto (mais usado para perfumaria). b. Lista: Visualizar produtos em lista (mais usado para medicamentos).
- Informações sobre o produto: a. Nome: Nome do produto. b. Fabricante: Fabricante do produto. c. EAN: EAN do produto. d. Preço: Preço do produto. e. Desconto: Desconto do produto em porcentagem. f. Preço Líquido: Preço líquido do produto. g. Desc Adicional: Desconto adicional do produto (caso ele tenha desconto por volume ou combo de múltiplos). h. Desc Máximo: Desconto máximo em porcentagem a qual o produto pode alcançar. i. ST: ST do produto. j. Repasse: Repasse do produto. k. Qnt Mínima: Quantidade mínima do produto. l. Qnt Máxima: Quantidade máxima do produto. m. Cashback%: Cashback do produto em porcentagem. n. Cashback R$: Cashback do produto em reais. o. Preço Final: Preço final do produto. p. Quantidade: Quantidade selecionada do produto. q. Total: Valor total do produto de acordo com a quantidade selecionada.
Após selecionar os produtos, basta clicar no botão “Enviar Pedido” para que o pedido seja enviado para o fornecedor. Os pedidos enviados podem ser acompanhados no menu: Compras e Negociações > Pedidos > Pedidos Detalhes.
Na tela inicial do portal, no canto superior direito, encontra-se o ícone de "carrinho de compras", identificado como "Pedidos em Digitação". Ao clicar nesse ícone, o usuário pode visualizar todos os pedidos que estão em processo de digitação, ou seja, aqueles que foram adicionados ao pedido mas ainda não foram enviados. Esses pedidos têm um prazo de 7 dias para serem finalizados. Se não forem concluídos dentro desse prazo, o pedido será destacado na cor vermelha, indicando que a finalização foi bloqueada. Além disso, caso o pedido permaneça nessa condição por 30 dias, o sistema realizará a exclusão automática, desde que não seja selecionado e removido manualmente através do botão "Excluir Marcados".
Permissões de Visualização
As permissões de visualização variam de acordo com o tipo de usuário:
- Usuários do tipo Linked: Podem visualizar os pedidos em digitação de todas as lojas do portal.
- Usuários do tipo Grupo Loja: Têm acesso aos pedidos em digitação de todas as lojas que fazem parte do grupo.
- Usuários do tipo Loja: Podem visualizar apenas os pedidos em digitação da sua própria loja.