Negociações

Negociações

Negociações

O Módulo de Cadastros em Compras e Negociações permite:

  • Criar, editar e gerenciar tabelas de negociações: Defina preços, prazos e condições especiais para compras de produtos específicos.
  • Configurar rotas para pedidos via cotação: Determine como os pedidos serão encaminhados para os fornecedores, otimizando a logística e o tempo de entrega.
  • Adicionar lojas e fornecedores específicos: Personalize o portal para que as lojas visualizem apenas as opções relevantes para elas.
  • Centralizar compras das lojas para envio único ao fornecedor: Reduza custos e simplifique o processo de compra, enviando todos os pedidos de uma vez.

Acessando as Negociações

Para acessar as negociações, basta ir até o menu:

  • Compras e Negociações > Cadastros > Negociações e clicar no botão "+" no canto superior direito e seguir os seguintes passos:

Preenchendo os Campos

(Lembrando que os campos com o sinal * em vermelho são obrigatórios para o seu preenchimento)

  1. Informar o nome da negociação. (O nome da negociação não pode ter espaços antes e depois do nome)

  2. Selecionar o tipo do modelo:

    • a. Campanha – Negociações que podem durar vários dias ou meses.
    • b. Oportunidade – Negociações com um curto prazo de duração.

    Observação: O tipo de modelo não influencia em nada na regra da tabela de negociação. É só uma informação a mais para o usuário.

  3. Tipo de Negociação:

    • a. Fabricante – Negociação voltada para 1 ou mais fabricantes específicos.
    • b. Distribuidor – Negociação voltada para distribuidor, não exigindo um fabricante em específico.

    Observação: Diferente do tipo "Fabricante", não é necessário incluir quais distribuidores estão vinculados à negociação.

  4. Fabricante – Selecionar 1 ou mais fabricantes que pertencerão a negociação do tipo “Fabricante”. É necessário ter o fabricante cadastrado no cadastro de fabricante para que o sistema exiba as opções de fabricante a partir do cadastro. Isso feito, somente produtos associados a esses fabricantes configurados poderão ser inseridos na tabela de negociação.

  5. Clicar no botão "Criar", no canto inferior esquerdo. Neste momento ele vai inserir a sua nova negociação e vai listar as negociações existentes. Encontre a sua negociação pelo nome que foi informado.

  6. Ao criar a negociação deverá clicar no botão “Tabelas” que fica no lado esquerdo do botão “Editar”. Encontre a sua negociação pelo nome que foi informado, caso não encontre a sua negociação digite no campo Nome e <Enter> para ele fazer a busca de sua nova negociação.

Tabelas de Negociações

Na tela inicial das Tabelas de Negociações, após criarmos uma tabela, temos alguns ícones, sendo eles:

  • a. “Sino” para renotificar as tabelas às quais tem mensagem via aplicativo MyLinked.
  • b. “Duas Folhas” para duplicar uma tabela já existente.
  • c. “Bloqueio” para bloquear uma tabela já existente; enquanto essa tabela estiver bloqueada, as lojas não terão acesso a ela para realizar os pedidos.
  • d. “Lápis” para editar uma tabela já existente.
  • e. “Lixeira” para excluir uma tabela.
  • f. Campo “Peso”: É possível definir o peso da tabela de negociação sem precisar modificar dentro dela; quanto maior o peso, mais evidência a tabela terá na tela inicial da loja, onde o card dessa negociação ficará no topo em comparação às outras com o peso menor.

Para criar uma Tabela, basta clicar no botão “+ Tabelas” no canto superior direito.

Aba “Geral”

  1. Selecionar o Tipo de Tabela (campo obrigatório):

    • Normal – Para tabelas que não possuem compra centralizada.
    • Centralizada – Para tabelas que serão exibidas no menu “Compra Centralizada” e terão o envio de pedido centralizado.

    Observação: Este campo não pode ser alterado depois que a tabela já foi criada.

  2. Informe o nome de exibição da tabela (campo obrigatório).

  3. Data Inicial – Data de exibição da tabela (campo obrigatório).

  4. Data de Expiração – Data de finalização da tabela; após essa data a loja não irá visualizar essa tabela no portal dela. (campo obrigatório).

  5. Quantidade Mínima de Unidades – Quantidade mínima total de Unidades que a loja deverá colocar em pedido para a sua finalização, independente dos produtos selecionados.

  6. Itens de Cesta obrigatória – Quantidade de produtos de “Cesta Obrigatória” necessários selecionados para que a loja finalize o pedido. A ideia da “cesta obrigatória” é definir um conjunto de itens que são importantes para a negociação efetuada entre a rede e o fornecedor, mas dar alguma flexibilidade na geração do pedido, de forma que a loja compre produtos dentre os marcados, mas não necessariamente precise comprá-los todos.

    Um exemplo clássico para uso desse recurso é a compra de uma linha de desodorantes. Normalmente as linhas de desodorantes possuem várias apresentações (ou fragrâncias), em muitos casos todas com mesmo preço, então, se no contexto da negociação uma linha de desodorantes é importante, faz sentido marcá-los com itens de “cesta obrigatória”, mas definir menos itens que o sistema vai exigir para finalização do pedido.

  7. Informar o valor mínimo do pedido – Valor mínimo exigido para finalização do pedido, que corresponde à somatória de todos os itens inseridos no pedido, já com descontos e impostos (campo obrigatório).

  8. Informar o código do pedido – Código interno de identificação da tabela de negociação (campo obrigatório).

  9. UF – Estado a qual a tabela de negociação pertence; caso selecione “N/D”, ela será para todo o Brasil.

  10. Grupo de Negociações – De acordo com o cadastro no menu “Grupo de Negociações” que define o peso de exibição de acordo com o grupo.

  11. Peso – Define o peso entre os grupos de preço; quanto maior o peso, mais evidência a tabela terá na tela inicial da loja, onde o card dessa negociação ficará no topo em comparação às outras com o peso menor.

  12. Ordem de importação de produtos:

    • l.1 - Ordem Alfabética – O sistema irá ordenar os produtos em ordem alfabética na hora da importação.
    • l.2 - Ordem da Tabela – O sistema irá manter a ordenação original do arquivo na hora da importação.
  13. Atualização automática de condições – Selecionar qual o fornecedor deseja pegar informações de condição. O fornecedor precisa estar configurado no cadastro de fornecedor na aba “FTP Atualização de Condições”.

  14. Tipo de atualização automática de condições (os itens abaixo são de múltipla seleção, podendo selecionar um ou todos):

    • n.1 - Inserir produtos não cadastrados – Inserir automaticamente produtos que não estão na tabela, mas estão no arquivo de condição.
    • n.2 - Preço – Atualizar o preço dos produtos de acordo com o preço do arquivo de condição.
    • n.3 - Desconto – Atualizar o desconto de acordo com os descontos que estão no arquivo de condição.
    • n.4 - ST – Atualizar o ST (Substituição Tributária) dos produtos de acordo com o ST do arquivo de condição.
    • n.5 - Estoque – Atualizar o estoque dos produtos de acordo com o estoque informado no arquivo de condição.
    • n.6 - Mostrar somente produtos do arquivo do fornecedor – Com isso, só os produtos que estiverem no arquivo vão aparecer, mesmo que o usuário coloque na tabela produtos que não estejam no arquivo.
    • n.7 - Mostrar somente produtos com estoque – Com isso, só produtos que têm estoque informado no arquivo vão aparecer na tela de pedido para o lojista comprar.
  15. Visualização Padrão de Pedidos:

    • Lista – Os produtos na tela de pedido aparecerão em formato de lista. Esse formato é mais adequado para rápida digitação ou revisão do pedido.
    • E-commerce – Os produtos na tela de pedido aparecerão em cards com imagens, um do lado do outro. Esse formato é mais adequado para estimular a compra dos produtos e dar mais clareza para a escolha de produtos de consumo, onde a embalagem muitas vezes é importante para que o comprador reconheça o produto.
  16. Desconto Volume – O usuário pode escolher até 5 faixas (Cortes) de desconto a serem aplicadas no item, de acordo com a quantidade pedida pelo usuário.

    Por exemplo: Se a rede quer criar um desconto progressivo para um produto com 3 faixas, ela configura o campo com o número 3. Na hora de inserir os produtos na tabela, o sistema vai oferecer a possibilidade de se configurar 3 descontos diferentes, de acordo com a quantidade esperada para liberar o acesso àquele desconto. A rede pode configurar algo como:

    • Até 3 unidades o comprador teria 5% de desconto.
    • Entre 4 e 6, teria 10%.
    • Acima de 7, seriam 15% de desconto.
  17. Combo de Múltiplos – Poderá selecionar quais produtos terão o combo de múltiplos, colocando a informação de desconto do produto e o múltiplo dele, e a loja só poderá comprar a quantidade do múltiplo do número selecionado.

    Observação: Não é possível selecionar o Desconto por Volume e Combo de Múltiplos juntos, somente um dos dois.

  18. Potenciais – É a possibilidade de selecionar as lojas de acordo com seu potencial, que vai de 1 a 10. Ao marcar qualquer um dos potenciais, as lojas que estão associadas a eles serão obrigatoriamente importadas para a tabela de negociação.

  19. Imagem – Possibilidade de selecionar uma imagem de 300x300px nos formatos JPEG, PNG e GIF para aparecer no card de exibição na tabela de negociação no portal visão loja e grupo de loja.

  20. Observação – Observação para aparecer para o lojista dentro da tela de pedido.

  21. Instrução de Observação – Observação que aparecerá para o lojista ao finalizar o pedido.

  22. Formato da Imagem:

    • Padrão – Imagem no formato 300x300px.
    • Expandido – Imagem no formato 400x150px, preenchendo todo o quadrante do card.
  23. Retirar Tabela de Pedidos em Cotação - É uma marcação para que as lojas não visualizem a tabela de negociação na tela de cotação, ou seja, o sistema de cotação não vai considerar os preços dessa tabela nas cotações.

  24. Não visualizar confirmação de observação do pedido - É um campo marcável onde o sistema não irá exibir a “Instrução de Observação” no final do pedido.

  25. Produtos cadastrados com preço final – Caso o usuário importe o arquivo de produto já com o preço líquido do produto, ele pode marcar esse campo para que o sistema já exiba como preço final.

Clicar no botão “Próximo”

Aba “Envio”

  1. Enviar notificação para usuários selecionados – Selecionar os usuários aos quais receberão as notificações via e-mail dos pedidos feitos na tabela de negociação e depois clicar no botão “Adicionar”.
  2. Enviar cópia de notificação para – Possibilidade de adicionar e-mails para receber a cópia da notificação sem precisar ter o usuário cadastrado. Separar os e-mails por “;”, Exemplo: marco@gruppy.com.brcarlos@gruppy.com.brjoao@gruppy.com.br.
  3. Consultores Responsáveis pelo Pedido – Selecionar os usuários dos consultores aos quais poderão visualizar no menu “Pedido Detalhes” os pedidos de todas as lojas que fizeram a compra nessa tabela, sem a necessidade de vincular o consultor à loja. Após selecionar, clicar no botão “Adicionar”.
  4. Regra de envio – Selecionar o fornecedor ao qual deseja enviar o pedido.
  5. Tipo de envio:
    • e.1 – Pedido eletrônico - Será necessário que o fornecedor esteja homologado no portal da rede para trafegar os pedidos via FTP.
    • e.2 – E-mail – Pedido via e-mail, será necessário ter o usuário do fornecedor cadastrado no portal.
    • e.3 – E-mail para – Selecionar o usuário do fornecedor que está cadastrado no portal.
  6. Tipo de Prazo:
    • f.1 – A Vista.
    • f.2 – A Prazo.
    • f.3 – Negociado – Esse tipo só é usado para pedidos via e-mail, pois a loja irá negociar com o fornecedor como irá pagar.
  7. Prazo – Colocar o prazo em dias.
  8. Código Faturamento – É o apontador logístico, onde a rede coloca o código fornecido pelo fornecedor para que o pedido vá com esse código e o fornecedor identifique que esse código é dessa oferta.
  9. Clicar no botão “Adicionar” para adicionar o fornecedor na regra de envio. Pode ser adicionado um ou mais fornecedores no envio.
  10. Permitir que o comprador modifique ordenação do looping – Permite que a loja mude a ordem de envio do pedido caso haja mais de um fornecedor na regra de envio.
  11. Permitir que o comprador retire algum distribuidor – Permite que a loja retire o fornecedor que ela não queira que o pedido seja enviado, caso haja mais de um fornecedor.
  12. Clicar no botão “Próximo”.

Aba “Prazo”

Para adicionar um prazo, o envio para fornecedores deve conter tipo de envio “E-mail”. As opções de prazos serão exibidas na finalização do pedido, de acordo com o mínimo alcançado no pedido.

  1. Clicar no botão “Adicionar primeiro prazo”.
  2. Prazo – Colocar a descrição do prazo.
  3. Valor Mínimo – Colocar o valor mínimo referente ao prazo.
  4. Botão “+” para adicionar uma nova linha de prazo.
  5. Botão “-” para excluir uma linha de prazo presente.
  6. Clicar no botão “Próximo”.

Aba “Loja”

  1. Seleção de Lojas – Lojas disponíveis para serem adicionadas e ter acesso e poder fazer compras na tabela.
    • a.1 – Botão “Adicionar Marcados” - para adicionar as lojas marcadas para ter acesso a fazer pedido na tabela.
    • a.2 – Botão “Importar Lojas” – Possibilidade de importar um arquivo nas extensões CSV, TXT ou XLS e informando somente o CNPJ na primeira coluna.
  2. Lojas Selecionadas – Lojas que foram adicionadas e têm acesso para fazer compras na tabela.
    • b.1 – Botão “Deletar Marcados” – Retirar as lojas marcadas na Lojas Selecionadas.
    • b.2 – Botão “Limpar lista” - Retira todas as lojas independente se estão selecionadas ou não.
  3. Clicar no botão “Próximo”.

Aba “Produto”

  1. Seleção de Produtos – Possibilidade de buscar os produtos pelo Nome, Código EAN e Fabricante.
    • a.1 – Coluna “Preço” – Preço do produto cadastrado no sistema, podendo ser alterado na hora da importação de produto ou seleção manual.
    • a.2 – Coluna “Desconto” – Valor em porcentagem.
    • a.3 – Coluna “ST” – Valor em reais, ele soma com o valor líquido do produto.
    • a.4 – Coluna “Repasse” – Valor em reais, ele subtrai com o valor líquido do produto.
    • a.5 – Coluna “Obrigatório”:
      • a.5.1 – Não Obrigatório – Produto que não é obrigatório para a finalização do pedido.
      • a.5.2 – Cesta Obrigatória.
      • a.5.3 – Obrigatório – Produto obrigatório para a finalização do pedido.
    • a.6 – Coluna “Destaque” – São os produtos que ficarão com uma tarja amarela dando evidência a eles.
    • a.7 – Coluna “Min” – A quantidade mínima para a compra do produto.
    • a.8 – Coluna “Max” – A quantidade máxima para a compra do produto.
    • a.9 – Coluna “Cashback” – Valor de cashback do produto em porcentagem; após a compra, o valor do cashback é enviado para o menu Gestão Trade > Conta Corrente.
    • a.10 – Coluna “Não Soma Min” – Ao ser marcado, o valor do produto não irá somar no valor total do pedido.
    • a.11 - Coluna “Vencimento” - É possível inserir a data de vencimento do produto. Esse campo é mais usado quando se trata de produto de marca própria da rede.
  2. Botão “Inserir Marcados” – Para inserir manualmente os produtos marcados.
  3. Botão “Importar Produtos” – Importar o arquivo dos produtos.

Agrupando por Fabricantes

A chave de ativação "Agrupar por fabricantes" oferece ao usuário uma maneira facilitada de visualizar os produtos organizados por seus respectivos fabricantes dentro da tabela de negociação. Quando essa opção está habilitada, ao acessar a tabela de negociação para realizar um pedido, o usuário encontrará cards que indicam a quantidade de fabricantes presentes na tabela, com base nos produtos cadastrados. Essa organização permite uma visão mais clara e segmentada, destacando os fabricantes como ACHE, EMS, SANOFI, entre outros.

Essa funcionalidade é especialmente útil para negociações que envolvem uma grande variedade de produtos de diferentes fabricantes, tornando mais prático localizar e selecionar os itens desejados. Cada fabricante terá seus produtos apresentados de maneira agrupada, proporcionando uma navegação mais intuitiva e eficiente.

Importante: Apesar da segmentação por fabricante, o valor mínimo da tabela de negociação continua sendo global para todos os fabricantes. Por exemplo, se a tabela exigir um valor mínimo de R$ 300,00, esse valor deverá ser atingido somando os produtos de todos os fabricantes selecionados, independentemente de estarem agrupados.

Se o usuário escolher apenas produtos do fabricante ACHE, mesmo havendo produtos dos fabricantes EMS e SANOFI disponíveis, o valor mínimo a ser atingido continuará sendo R$ 300,00 no total, não sendo dividido entre os fabricantes. Isso garante que o critério de valor mínimo seja cumprido considerando a soma global dos produtos incluídos na negociação, independentemente de quais fabricantes sejam selecionados.

Criar Estrutura de Colunas Possíveis

  • Extensões: “.CSV” e “.TXT”
  • Decimal: “.” e sem separador de milhares, Exemplo: 1.99 ou 5.25
  • Separador: “;”

Código Tipo Obrigatório:

  • Produto não obrigatório - 1
  • Produto de cesta obrigatória - 2
  • Produto obrigatório - 3

Código Destaque:

  • Produto sem destaque - 1
  • Produto em destaque – 2

Exemplos:

  • EAN;PREÇO
  • EAN;PREÇO;QUANTIDADE_MINIMA
  • EAN;PREÇO;QUANTIDADE_MINIMA;DESCONTO;REPASSE;TIPO_OBRIGATORIO;DESTAQUE;ST;QUANTIDADE_MAXIMA;CASHBACK;VENCIMENTO
  1. Botão “Escolher Arquivo” – Selecionar o arquivo de produto salvo no computador.
  2. Botão “Enviar Arquivo”.

Importando Arquivo de Desconto por Volume

Para configurar o Desconto por Volume em uma tabela de negociação, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a aba "Geral" dentro das configurações da tabela de negociação.

  2. Marque a opção "Desconto Volume".

  3. No campo "Número de Cortes," selecione o número de faixas de desconto que deseja aplicar. Esse número pode variar de 1 a 5.

  4. Após definir essas configurações iniciais, siga para a aba "Produto" e acesse a sub-aba "Produtos Cortes" para importar o arquivo de descontos por volume.

  5. Clique no botão "Importar Arquivo" e selecione o arquivo que contém as informações de desconto por volume. O arquivo deve seguir o layout abaixo:

    • Delimitador de campos: ;
    • Extensões permitidas: .csv ou .txt
    • Estrutura sugerida do arquivo:
    EAN; DESCONTO 1; QUANTIDADE MÍNIMA 1; DESCONTO 2; QUANTIDADE MÍNIMA 2; DESCONTO 3; QUANTIDADE MÍNIMA 3; DESCONTO 4; QUANTIDADE MÍNIMA 4; DESCONTO 5; QUANTIDADE MÍNIMA 5

Nota: Campos como EAN, Desconto e Quantidade Mínima são obrigatórios para o bom funcionamento da importação.

  1. Clique em "Escolher Arquivo" para selecionar o arquivo e depois em "Importar" para concluir a importação.

Importando Arquivo de Desconto por Combo de Múltiplos

Para configurar o Desconto por Combo de Múltiplos em uma tabela de negociação, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a aba "Geral" dentro das configurações da tabela de negociação.

  2. Marque a opção "Combo de Múltiplos".

  3. Após ativar essa opção, vá para a aba "Produto" e acesse a sub-aba "Combo de Múltiplos" para importar o arquivo com os dados de desconto por combo.

  4. Clique no botão "Importar Arquivo" e selecione o arquivo que contém as informações de desconto por combo de múltiplos. O arquivo deve seguir o layout abaixo:

    • Delimitador de campos: ;
    • Extensões permitidas: .csv ou .txt
    • Estrutura sugerida do arquivo:
    EAN; DESCONTO; QUANTIDADE MÍNIMA

Nota: Todos os campos, incluindo EAN, Desconto e Quantidade Mínima, são obrigatórios para que a importação seja bem-sucedida.

  1. Clique em "Escolher Arquivo" para selecionar o arquivo e depois em "Importar" para concluir a importação.

Importando Preços por Estado

Para importar preços por estado, basta informar a UF, aplicando os valores e descontos ao estado correspondente. As lojas situadas no estado especificado visualizarão os valores conforme a UF a que pertencem.

Observação: Após carregar os preços dos produtos por estado, eles não serão exibidos na tela de cadastro da tabela de negociação. Para confirmar se os valores foram carregados corretamente, o usuário precisará acessar uma loja correspondente ao estado desejado e verificar a tela de pedido da negociação. Por exemplo, se as informações foram carregadas para quatro estados (MG, SP, RJ e ES), será necessário acessar a visão de pedido da negociação usando uma loja de cada um desses estados pertencentes à tabela de negociação.

Produtos Selecionados

São os produtos que foram importados ou selecionados manualmente.

Botão “Atualizar Marcados”

Se houver alguma alteração manual a ser feita, basta atualizar os campos do produto, marcá-lo e clicar no botão “Atualizar Marcados” para salvar a alteração.

Aba “Notificações”

Notificação via Aplicativo:

  1. Não Notificar: Para não enviar a mensagem via Mylinked às lojas que fazem parte da tabela e que estão logadas no aplicativo.
  2. Notificar: Para enviar a mensagem via Mylinked às lojas que fazem parte da tabela e que estão logadas no aplicativo.
  3. Mensagem: Informar a mensagem que será exibida no aplicativo Mylinked.
  4. Botão “Reenviar Notificação”: Para forçar o reenvio da mensagem no aplicativo.

Notificação Via Pop-Up

Possibilidade de importar uma imagem 300x300 em formato JPEG ou PNG para ser exibida no pop-up quando a loja clicar para visualizar a tabela de negociação. Este campo é destinado à visão Web.

  • Mensagem: Possibilidade de exibir uma mensagem no pop-up quando a loja clicar para visualizar a tabela de negociação. Este campo é destinado à visão Web.

Clicar no botão “Confirmar”

Para concluir o cadastro da tabela.

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