O menu de Relatório de Impacto de Desconto oferece uma análise detalhada dos efeitos dos descontos aplicados nos últimos três meses de vendas da loja. Ele permite verificar os descontos oferecidos, os preços praticados e escolher o desconto mais eficaz, seja na Fidelidade ou na precificação, com base na política de preços. Através desse menu, é possível avaliar se a escolha dos descontos terá um impacto positivo ou negativo, e estimar o lucro potencial da loja resultante dessa escolha.
Para usar o relatório de impacto, é importante que os grupos de preço estejam vinculados aos produtos no cadastro de produto. É necessário ter uma política de preço vinculada à loja, com listas e descontos de acordo com o grupo de preço. Dessa forma, ao fazer a importação dos últimos três meses no relatório do menu de impacto, o sistema cruzará as informações dos produtos importados com os produtos cadastrados. Ele verificará se o EAN do produto importado corresponde ao EAN do produto cadastrado, vinculará os produtos ao grupo de preço e, consequentemente, ao subgrupo de preço vinculado. Os produtos importados serão encaixados no subgrupo de preço através do PMC do produto, pois os subgrupos são cadastrados com base no PMC. Por exemplo, se um produto tem PMC 10 e existe um subgrupo de preços de R1aR1aR10, esse produto será vinculado a esse subgrupo. Quando o desconto for aplicado ao subgrupo, ele se aplicará a todos os produtos com PMC entre R1eR1eR10, assim como as listas de desconto poderão ser aplicadas tanto na fidelidade quanto na aplicação da loja.
Para acessar o menu, basta ir em: Fidelização de Clientes > Relatórios > Impacto de Desconto
Após acessar o menu, teremos os seguintes filtros para a busca:
- Loja: Selecionar a loja a qual deseja gerar o estudo de impacto.
- Selecione a Política: Selecionar a Política de Preço que a loja pertence e que será gerado o estudo de impacto com base nela.
- Selecione o grupo de clientes: Selecionar o Grupo de Clientes da loja a qual está vinculado na Política de Preço.
- Clicar no botão “Gerar” para gerar o relatório.
Informações Apresentadas no Relatório
Após gerar o relatório, serão exibidas as seguintes informações:
- Total Bruto de Venda: Referente a 3 meses anteriores, essa informação é através da importação no menu: Fidelização de Clientes > Cadastros > Impacto.
- Valor Líquido Atual: Referente a 3 meses anteriores, essa informação é através da importação no menu: Fidelização de Clientes > Cadastros > Impacto.
- Valor Líquido Novo: Novo valor líquido total através da aplicação dos descontos disponíveis nas listas da política de preço e subgrupos de grupo de preços que são exibidas no relatório de impacto.
- Diferença: Diferença do Valor Total Líquido Atual com o Novo Líquido Novo após selecionar os descontos.
- Grupos: Nome dos Grupos de Preços a qual foram cadastrados no menu Fidelização de Clientes > Cadastros > Grupos de Preço.
- Subgrupos: Subgrupos dos Grupos de Preços que estão vinculados aos descontos de acordo com a lista da Política de Preço.
- Participação na Venda: A participação na venda mostra os produtos dos subgrupos e grupos de preço, evidenciando sua participação no total. Isso inclui o valor bruto total, o total bruto de vendas importados e o impacto no estudo de impacto. Dessa forma, é possível verificar a contribuição de cada valor.
- Listas: As listas disponíveis através da configuração feita na Política de Preço.
- Desconto Atual (%): Desconto atual dos produtos que foram importados através do Impacto referente às informações de 3 meses anteriores de venda.
- Desconto da Lista em (%): Desconto selecionado na lista de acordo com a política de preço aplicado.
- Botão “Ativar Valores no Grid”: Para exibir os valores nos descontos da lista selecionada que tem referência ao Valor Líquido Novo.
- Botão “Gerar Precificação”: Esse botão só é exibido quando a Política de Preço é do tipo Precificação. Ao clicar, o sistema envia os descontos selecionados para a precificação na loja. Para que essa precificação seja transmitida para o sistema da loja, é necessário que a softhouse tenha integrado a API de Gestão.
- Botão “Aplicar Listas”: Para gravar a seleção dos descontos das listas para ser aplicado no fidelidade ou precificação da loja.