Acordos Comerciais

Acordos Comerciais

Acordos Comerciais

O “Gestão Trade” é uma das principais fontes de receita para a rede, representando um fluxo significativo de dinheiro. O “Gestão Trade” permite que a rede obtenha renda por meio de Acordos Comerciais estratégicos, tanto com fornecedores quanto com indústrias. Esses acordos podem envolver diversas formas de cooperação, como a realização de ações de exposição e compra.

Ações de Exposição

Nas ações de exposição, as lojas da rede promovem produtos específicos por meio de campanhas de divulgação. Essas ações podem incluir a exibição de produtos em locais de destaque dentro das lojas e o compartilhamento de fotos que comprovam essa exibição. Em troca, as indústrias e fornecedores envolvidos pagam um valor determinado para a rede, compensando a exposição dos seus produtos.

Ações de Compra

Além disso, há também a parte da ação de compra. Nesse modelo, quanto mais as lojas da rede compram produtos de determinados fornecedores ou fabricantes, maior é a porcentagem que a rede recebe sobre o total dessas compras. Esse valor arrecadado pode ser chamado de institucional ou re-beit, dependendo do mercado específico.

Sustentabilidade Financeira

Esse sistema de trade é, portanto, uma das formas mais eficazes para a rede arrecadar verbas, complementando outras fontes de receita, como as mensalidades pagas pelas lojas associadas. Assim, a rede não só mantém sua sustentabilidade financeira, mas também fortalece suas parcerias com fornecedores e indústrias, criando um ciclo de benefícios mútuos.

Acesso ao Menu de Acordos Comerciais

Para acessar o menu Acordos Comerciais, basta ir em: Gestão Trade > Acordos Comerciais

Cadastrar Acordos Comerciais

Para cadastrar um acordo comercial, siga os seguintes passos:

  1. Clicar no botão “+” para cadastrar um acordo comercial.
  2. Nome: Inserir o nome do acordo comercial.
  3. Início da Vigência: Inserir a data a qual o acordo entrará em vigor.
  4. Fim da Vigência: Inserir a data de finalização do acordo.
  5. Percentual de atingimento: Inserir percentual mínimo de atingimento das ações para pagamento do acordo.
  6. Tipo de aceite de participação nas ações: Inserir se a loja vai precisar aceitar a ação manualmente ou se o aceite vai ser automático ao adicionar a loja na ação.
  7. Clicar no botão “Continuar”.
  8. Selecionar as lojas às quais irão participar do acordo, clicando no botão “+” na aba de Lojas.
  9. Selecionar as lojas ao qual irão participar, clicando no check box ao lado delas e depois clicar no botão verde com ícone de “disquete”.
  10. Se necessário, adicionar um arquivo com informação sobre o acordo comercial, basta ir na aba Arquivos, clicar no botão com ícone de “clip” e anexar o arquivo.
  11. Clicar no botão “Salvar” para concluir o cadastro.

Após criar o acordo comercial, será necessário criar a ação que fará parte do acordo comercial. Essa ação poderá ser do tipo compra, onde as lojas alcançarão o objetivo da ação fazendo compra com os distribuidores, ou de exposição, onde as lojas terão que tirar fotos de gôndola, por exemplo, para concluir a ação.

  1. Clicar no ícone de “pasta” para criar a ação trade do acordo comercial.

Criando uma Ação do Tipo Exposição

  1. Clicar no botão “+” para criar uma ação trade.
  2. Selecionar o Tipo da ação como Exposição.
  3. Inserir o Nome da ação.
  4. Informar a data de Início da ação.
  5. Informar a data Final da ação.
  6. Informar o Valor da ação, esse valor é em reais e que a loja vai receber se concluir a ação.
  7. Informar se deseja ou não notificar a loja pelo aplicativo MyLinked sobre a ação trade criada.
  8. Inserir uma mensagem divulgando a ação trade a qual irá ser notificada no aplicativo MyLinked.
  9. Inserir uma descrição sobre a ação trade.
  10. Clicar no botão “Continuar”.
  11. Na aba “Lojas”, selecionar as lojas que farão parte da ação, clicando no botão “+”.
  12. Selecionar as lojas ao qual irão participar clicando no check box ao lado delas e depois clicar no botão verde com ícone de “disquete”.

Após selecionar as lojas, será necessário adicionar as fases da ação. Essas fases servem para que as lojas concluam etapas da ação antes de finalizá-la por completo. Exemplo: uma ação com um período de 1 mês pode ter 4 fases, cada uma em uma semana, e com isso a loja terá que enviar toda semana uma foto diferente de cada fase para concluir a ação.

  1. Na aba “Fases”, clicar no botão “+”.
  2. Informar a Data Inicial e Data Final da fase e clicar no botão “Salvar”. Caso tenha mais de uma fase, faça esse processo mais de uma vez. Essas fases não podem passar da data de vigência da ação.
  3. Na aba “Imagens”, selecionar as imagens de exibição de divulgação da ação trade; essas imagens são para exibir tanto na visão web quanto na visão mobile.
  • Imagens na versão web: Imagem Retangular (1200 x 300) e Imagem Quadrada (300 x 300).
  • Imagens na versão mobile: Imagem Retangular App (1024 x 768) e Imagem Quadrada App (300 x 300).
  1. Clicar no botão “Salvar” para finalizar a criação.

Criando uma Ação do Tipo Compras

  1. Clicar no botão “+” para criar uma ação trade.
  2. Selecionar o Tipo da ação como Compras.
  3. Inserir o Nome da ação.
  4. Informar a data de Início da ação.
  5. Informar a data Final da ação.
  6. Informar o Valor Mínimo da ação, esse é o valor mínimo de compra que a loja tem que ter para começar a receber o pagamento da ação.
  7. Informando o Valor Mínimo, é necessário informar também a restrição do pagamento caso a loja não atinja o valor mínimo; essa seleção é feita no campo “Para restringir o pagamento de” onde estão disponíveis as seguintes opções:
  • Ao selecionar “Prêmio”, caso a loja não alcance o valor mínimo, a rede não paga o prêmio para a loja, ou seja, ele não gera pontuação.
  • Ao selecionar “Prêmio e Verba”, caso a loja não alcance o valor mínimo, a rede não paga o prêmio para a loja e nem a verba que seria o pagamento em cima da compra que ele fez dentro da ação.
  1. Informar se deseja ou não notificar a loja pelo aplicativo MyLinked sobre a ação trade criada.
  2. Inserir uma mensagem divulgando a ação trade a qual irá ser notificada no aplicativo MyLinked.
  3. Inserir uma descrição sobre a ação trade.
  4. Clicar no botão “Continuar”.
  5. Na aba “Geral”, informar se o valor do prêmio vai ser creditado no menu Conta Corrente, marcando a opção “Gerar Crédito em Conta Corrente” ou se o valor não vai ser informado, marcando na opção “Privado”.
  6. Na aba “Faixas”, informar a meta que a rede vai ter que atingir e a porcentagem ou valor por quantidade que ela vai receber se alcançar.
  7. Clicar no botão “+”, informar o Valor de Corte, quanto que a loja vai ter que alcançar de valor de compra, informar o Percentual em cima do Valor de Corte ou o Valor por quantidade do produto comprado, com isso o valor vai ser pago em cima das unidades.
  8. Clicar em “Salvar” para inserir a faixa. Caso precise inserir mais faixas, é só repetir o processo.
  9. Na aba “Fornecedores”, informar quais os fornecedores que farão parte dessa ação; com isso, somente as compras com esses fornecedores irão computar na ação.
  10. Clicar no botão “+”, selecionar os fornecedores que irão fazer parte da ação e clicar no botão com o ícone de “disquete” para incluir.
  11. Para inserir as lojas, será necessário ir na aba “Lojas”, clicar no botão ícone de “+”, selecionar as lojas desejadas e clicar no botão ícone de “disquete” ou clicar no botão “Adicionar todas as lojas” para adicionar todas de uma vez só.
  12. Informar o percentual de split que a loja e a rede irão receber com base no valor da meta da loja, nos campos:
  • Percentual de Split Rede (Percentual do valor recebido pela Rede)
  • Percentual de Split Loja (Percentual do valor recebido pela Loja)
  • Valor de Meta.

Exemplo: caso o Valor da Meta da loja seja 10 mil reais e o split da rede esteja com 50% e da loja também em 50%, o valor vai ser dividido igualmente tanto para a rede quanto para a loja.

  1. Clicar no botão “Confirmar” para incluir a loja.
  2. Para a inclusão por arquivo, será necessário clicar no botão com ícone de “seta pra cima” e importar um arquivo TXT ou CSV com as seguintes informações:
  • Colunas:
    • CNPJ; Valor de Meta; % Split Rede; % Split Loja
  • Exemplo:
    • 00000000000001;2.123,45;26,40;73,60
  1. Para incluir uma regra que determine quais produtos ou fabricantes que serão contemplados, por exemplo, na ação de trade, é preciso acessar a aba "Regras" e configurar as condições desejadas.

Adicionando Produtos na Ação Trade

  1. Na aba “Regras”, em “Filtros de Produtos” e “Inclusão de Produtos” são utilizados para definir quais produtos serão incluídos na ação de trade.

  2. Na sub aba “Inclusão de Produtos”, é possível adicionar a regra para o produto clicando no botão “+”.

  3. Ao clicar, será exibido o Filtro de Inclusão de Produtos que tem duas seleções; a primeira é o “Campo”, onde é possível selecionar por:

  • a. Área
  • b. Categoria
  • c. Departamento
  • d. Família
  • e. Produto
  • f. Fabricante
  • g. PBM
  • h. Molécula

Selecionando, por exemplo, Fabricante, serão exibidos todos os fabricantes cadastrados no sistema, podendo aplicar uma condição a ele.

  1. Na opção "Condição", você pode escolher entre "Igual" ou "Diferente". Por exemplo, se você selecionar "Fabricante" no campo, escolher o fabricante Sanofi e marcar a condição como "Igual", e selecionar “Área” no campo e escolher a área Perfumaria como “Diferente”, todos os produtos do fabricante Sanofi, exceto da área Perfumaria, serão incluídos na ação de trade.

  2. Após selecionar o filtro, clicar no botão “Adicionar” para prosseguir.

Exclusão de Produtos

  1. Na sub aba “Exclusão de Produtos”, são utilizados para remover os produtos adicionados pelas regras da aba Inclusão de Produtos.
  2. Clicando no botão “+” na sub aba “Exclusão de Produtos”, é possível adicionar as seguintes regras de exceção.
  3. Ao clicar, será exibido o Filtro de “Exclusão de Produtos” que tem duas seleções; a primeira é o “Campo”, onde é possível selecionar por:
  • a. Área
  • b. Categoria
  • c. Departamento
  • d. Família
  • e. Produto
  • f. Fabricante
  • g. PBM
  • h. Molécula
  1. Na opção "Condição", você pode escolher entre "Igual" ou "Diferente". Por exemplo, se você selecionar "Departamento" no campo, escolher o departamento Hidratante e marcar a condição como "Igual", e selecionar “Fabricante” no campo e escolher o fabricante EMS e marcar a condição como “Diferente”, todos os produtos que pertencem ao departamento de hidratantes, exceto do fabricante EMS, serão excluídos da ação de trade.
  2. Após selecionar o filtro, clicar no botão “Adicionar” para prosseguir.

Criando “Regras Customizadas”

A sub aba “Regras Customizadas” é usada para criar regras customizadas de verba. Você pode definir um percentual ou valor customizado por quantidade para o "Campo" selecionado. Por exemplo, se você escolher "Departamento Condicionadores" no campo, definir a condição como "Igual", e marcar "Contar para Meta" e "Pagar Verba" como "Sim", é possível atribuir um percentual de 7% para esse departamento. Dessa forma, enquanto os produtos do departamento de condicionadores terão um percentual de 7%, os demais produtos de outros departamentos continuarão com o percentual padrão de 5%.

Para incluir uma regra customizada, é necessário clicar no botão de ícone de “+” na sub aba “Regras Customizadas”.

  1. Ao clicar, será exibido o filtro de “Regras Customizadas” que tem quatro seleções; a primeira é o “Campo”, onde é possível selecionar por:
  • a. Área
  • b. Categoria
  • c. Departamento
  • d. Família
  • e. Produto
  • f. Fabricante
  • g. PBM
  • h. Molécula
  1. A segunda é a “Condição”, onde é possível selecionar por “Igual” ou “Diferente”, de acordo com o selecionado no “Campo”.

  2. A terceira e quarta são “Contar para meta” e “Paga verba”, onde é possível marcar “Sim” ou “Não” para ambas, de acordo com “Campo” e “Condição” marcados.

  3. Após selecionar o filtro, clicar no botão “Adicionar” para prosseguir.

  4. Para colocar essa “Regras Customizadas”, basta clicar no botão roxo com ícone de “planilha”. Ao clicar, é possível colocar um percentual customizado somente para esse departamento, alterando o campo “Percentual” ou “Valor por quantidade” e clicando no botão “Atualizar”.

  5. Também é possível ordenar a “Ordem de Avaliação” de cada “Campo” no lado direito do “Campo” selecionado na sub aba “Regras Customizadas”, alterando suas posições através das setinhas. A ordem de avaliação serve para aumentar ou diminuir uma prioridade na avaliação para a meta ou verba. Exemplo: o usuário quer que a ação de prioridade ao dipirona e depois o paracetamol, para o valor da meta ou verba, mas ambos irão contar para a ação de trade caso estejam marcados para contabilizar na meta e verba.

  6. É possível verificar quais produtos fazem parte da ação trade no campo “Produtos da Ação”; lá são exibidos os produtos de acordo com a regra na sub aba “Inclusão de Produtos”.

  7. Na aba “Imagens”, selecionar as imagens de exibição de divulgação da ação trade; essas imagens são para exibir tanto na visão web quanto na visão mobile.

  • Imagens na versão web: Imagem Retangular (1200 x 300) e Imagem Quadrada (300 x 300).
  • Imagens na versão mobile: Imagem Retangular App (1024 x 768) e Imagem Quadrada App (300 x 300).
  1. Clicar no botão “Salvar” para finalizar a criação.

  2. Após criar as ações, o acordo comercial ficará com o status de “Em Criação” na tela inicial dos acordos comerciais; com isso, será necessário clicar no ícone de “positivo” para ativar o acordo e deixá-lo com o status de “Disponível”.

Observação: Ao deixar o acordo comercial com o status “Disponível”, não será mais possível editar e nem excluir.

Visualizar os Relatórios das Ações Trade

Para visualizar os relatórios da ação trade, será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Na tela inicial dos acordos comerciais, clicar no ícone de “maleta” do acordo comercial que pertence à ação.
  2. Nas ações disponíveis, será exibido um ícone de “planilha”; ao clicar, será direcionado para a tela de relatório da ação trade.

Visão do Relatório da Ação de Exposição

Na tela de relatório da ação de exposição são encontradas as seguintes informações:

  1. Total de fotos: Total de fotos enviadas pelas lojas.
  2. Total de lojas com fotos: O total das lojas que enviaram pelo menos uma foto.
  3. Percentual de atingimento: O percentual de acordo com o total de lojas que fazem parte da ação e que enviaram todas as fotos das fases disponíveis.
  4. No campo “Lojas da ação”, é possível verificar as informações da loja, como:
  • a. Nome
  • b. Grupo de loja
  • c. CNPJ
  • d. Estado
  • e. Quantidade de fases que a loja se encontra na ação.
  • f. Status da fase atual que a loja se encontra: se a imagem está Sem Envio, Pendente de Validação, Validado ou Negado.
  • g. E a última alteração de acordo com a imagem enviada pela loja.
  1. Clicando no ícone de “olho”, é mostrado o histórico dos últimos envios, podendo assim visualizar as imagens já enviadas e se foram validadas ou não pela rede.

Visão do Relatório da Ação de Compras

Na tela de relatório da ação de compras são encontradas as seguintes informações:

  1. Valor comprado na ação.

  2. Meta de ação.

  3. Verba da rede.

  4. Repasse da loja.

  5. Meta da rede no próximo corte.

  6. Valor comprado fora da ação.

  7. Verba perdida.

  8. Perdido por diferença de preço.

  9. Na listagem das lojas no relatório, é possível ter as mesmas informações acima, mas filtradas individualmente por loja; para isso, é necessário clicar no ícone de “barras” na linha onde se encontra a loja para ter informações individuais por loja.

  10. Nome dos produtos comprados na ação.

  11. EAN dos produtos.

  12. Fornecedor a qual foi comprado os produtos.

  13. Valor comprado do produto.

  14. Perda por não-direcionamento: Esse campo indica o valor que a loja deixou de ganhar por não adquirir produtos de distribuidores participantes da ação de trade. Essa perda é calculada com base no seguinte cenário: A loja não segue as regras da ação de trade ao realizar suas compras e, como resultado, deixa de receber o percentual de verba que teria direito, conforme o que foi previamente cadastrado na ação.

Ações na Tela Inicial dos Acordos Comerciais

Na tela inicial dos acordos comerciais, é possível:

  • Inativar um acordo clicando no botão com ícone de “desligar”.
  • Finalizar um acordo clicando no botão com ícone de “bandeira”.
  • Editar um acordo caso ele esteja com o status de “Em Criação”, clicando no ícone de “lápis”.
  • Excluir um acordo caso ele esteja com o status de “Em Criação”, clicando no ícone de “lixeira”.
  • Visualizar o relatório do acordo finalizado, clicando no ícone de “olho”.

Caso tenha alguns acordos que não foram processados automaticamente, é possível forçar esse processo clicando no botão “Processar Acordos”, forçando a trazer as informações para os acordos.

Na tela inicial dos acordos comerciais, é possível visualizar todas as ações em lista clicando no botão “Ver ações”; com isso, serão exibidas todas as ações criadas, permitindo:

  • Editá-las clicando no ícone de “lápis”.
  • Ver o relatório da ação clicando no ícone de “planilha”.
  • Duplicar uma ação clicando no ícone de “duas folhas”.
    • Related Articles

    • Validação de Imagens

      Validação de Imagens O menu Validação de Imagens é o local onde as redes analisam e validam as imagens enviadas pelas lojas através do aplicativo Mylinked, no contexto das ações de exposição. A partir deste menu, a rede pode aceitar ou rejeitar as ...
    • Painel

      Painel O menu Painel é o local central onde as lojas podem visualizar e aceitar ações disponíveis para participação. Neste menu, é possível obter uma visão detalhada de cada ação, incluindo uma descrição do objetivo da ação e uma imagem ilustrativa. ...
    • Conta Corrente

      Conta Corrente O menu Conta Corrente permite que as lojas acompanhem os valores pendentes ou já pagos pela rede em relação às ações trade. Todas as premiações das “Ações Trade”, configuradas para serem creditadas na conta corrente, são exibidas neste ...
    • Compra Centralizada

      Compra Centralizada O Compra Centralizada permite que os gestores gerenciem as tabelas de negociações do tipo centralizada de forma eficiente. Esse recurso possibilita: Funcionalidades Criação de Objetivos: Definir um objetivo de quantidade total de ...
    • Tipo de Produtos

      Tipo de Produtos O menu “Tipo de Produtos” disponibiliza um relatório detalhado para a análise dos tipos de produtos. Esse relatório permite filtrar as informações por data e por loja, oferecendo uma visão aprofundada das vendas. Ele exibe os valores ...